Dúvidas Frequentes

As informações contidas nesta página têm o propósito de auxiliar no esclarecimento de dúvidas em relação aos exames. Elas não substituem consultas médicas, diagnósticos ou prescrição. Lembre-se: ignorar cuidados médicos pode ser prejudicial à saúde.

 


- Entre na nossa página inicial;


- Clique na imagem "Resultados de Exames" na página inicial à direita. Uma nova página abrirá;


- Informe acesso PACIENTE, o LOGIN e SENHA informados no momento da coleta;


- Clique no botão Login.

A senha é gerada automaticamente na hora do atendimento e informada no comprovante. Se não tiver a senha, ligue para a nosso Serviço de Atendimento ao Cliente (47) 3346-9514 e solicite a sua senha.

Sim, pois a água não interfere no resultado dos exames.

Independentemente do medicamento que esteja sendo consumido, é importante prevenir o profissional do laboratório responsável por sua coleta, pois em muitas situações esse dado deve ser levado em conta na avaliação do resultado.

Antibióticos e antiinflamatórios têm ação sob a coagulação do sangue, por exemplo. Caso seja detectado que o medicamento pode interferir no resultado, é necessário conversar com o médico responsável a respeito da suspensão do consumo durante alguns dias, para a realização do exame.

O chamado jato “médio” é o material que melhor representa o que está presente na bexiga. É importante desprezar o primeiro jato pois pode haver nessa amostra a presença de células e secreções presentes na uretra, sobretudo se houver alguma inflamação ou infecção.

O fumante deve se abster do cigarro no dia em que for realizar exames como: teste de agregação plaquetária e curva glicêmica.

Em tese, não há problema. Mas é importante consultar o médico responsável ou o laboratório antes de coletar o material, pois em alguns casos pode haver interferência nos resultados.

As mulheres podem realizar exame durante o período menstrual. Mas é importante informar o médico em que período do ciclo o exame foi realizado, pois há variação de hormônios que precisam ser levadas em conta durante a avaliação dos resultados.

Sim. Testes realizados depois de qualquer atividade física podem apresentar alterações. O paciente deve se encontrar em situação de repouso antes de realizar exames como os de glicemia e dosagem de fator VIII de coagulação, prolactnia, etc.

Sim, mesmo que na véspera do exame o consumo de álcool tenha sido moderado. O ideal é não consumir bebidas alcóolicas por pelo menos 72 horas antes da realização dos exames.

O alimento consumido no dia anterior ao exame pode interferir no resultado da taxa de colesterol e, principalmente, na de triglicérides.

O paciente com histórico de triglicérides elevados que adotar uma dieta rígida no dia anterior ao exame ou o paciente com triglicérides normais que consumir alimentos mais gordurosos do que o habitual obterão resultados “falsos”. A taxa de triglicérides provavelmente será mais baixa no primeiro caso e mais alta no segundo caso.

Depende do que foi solicitado por seu médico. Nem todos os ítens solicitados na receita médica requerem jejum. O hemograma simples é um desses casos. Entretanto, há outros casos em que o jejum é necessário, como a análise de glicemia e triglicérides. O atendimento do Laboratório Flor está apto a informar quantas horas de jejum são necessárias para a realização de cada exame.

O Laboratório Flor ressalta que as orientações podem variar para cada exame ou tipo de paciente, dependendo de sua situação clínica e do que o médico solicita. Todos esses dados devem ser analisados para que o resultado do exame seja o mais confiável possível. Em caso de dúvida, consulte o seu médico.

Não necessariamente. Apenas se o seu médico solicitar. A urina pode ser colhida em qualquer horário, observando que o paciente deve permanecer duas horas sem urinar para gerar o volume ideal para a análise.

O paciente pode realizar o exame em outro local, quando a solicitação for para “urina tipo 1”, colhendo o material em frasco apropriado, seguindo as orientações do atendimento do Laboratório Flor.

Não. No entanto, é importante que os medicamentos não se misturem à urina no momento da coleta. Deve-se fazer assepsia local na hora do exame.

O hematoma ocorre quando o sangue “vasa” da veia, o que ocorre em situações como veias finas ou com muita pressão sanguínea. Outras vezes, por falta de compressão adequada no momento da coleta. Ou ainda, devido ao consumo de algum medicamento que pode alterar a coagulação do sangue e também por deficiência de algum fator de coagulação.

Não, não é possível receber os resultados por telefone, há outras maneiras de receber os laudos: fax ou internet (no site do Laboratório Flor) ou na própria unidade de atendimento. Entre em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) – telefone (47) 3346-9514 e opte pela maneira mais conveniente .

Para segurança do paciente, apenas o próprio ou um portador com o comprovante original poderá retirar os resultados na unidade do Laboratório Flor na qual o exame foi realizado. Na falta do comprovante original, o portador tem que levar a identidade.

Entre em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) – telefone (47) 3346-9514– para obter mais informações sobre outras maneiras de receber seus laudos: fax ou internet (no site do Laboratório Flor).

Através deste exame se poderá observar a quais antibióticos a bactéria encontrada no material analisado é sensível ou resistente, ou seja: o antibiograma permitirá a identificação do antibiótico mais adequado para o tratamento da infecção apresentada pelo paciente.

Sangue
As amostras de sangue são geralmente colhidas pela manhã, após jejum de 10 a 14 horas. Após o jantar deve-se descansar e não ingerir alimentos. É livre a ingestão de água. O jejum é necessário, pois após a refeição há absorção dos alimentos e os metabólicos caem na corrente circulatória. Mesmo após uma ligeira refeição, várias substâncias sofrem significativas modificações, como aumento das taxas de glicose, fósforo inorgânico, lipídeos, etc. e a diminuição do teor de potássio. Os alimentos determinam ainda o aparecimento de falsas reações sorológicas.


Urina
Na coleta de urina para exames devem ser observados os seguintes cuidados:
colher a primeira urina da manhã;
lavar os genitais externos com água e sabão;
colher a urina em recipiente fornecido pelo laboratório e enviá-lo imediatamente ao laboratório;
colher somente o jato médio, desprezando o início e o fim da micção
abstinência sexual para ambos os sexos de pelo menos 24 horas;
em mulheres menstruada, não é realizado o exame durante o período menstrual, exceto com pedidos de urgência pelo clínico responsável;



Fezes
São colhidas fezes em recipiente limpo e seco, de preferência em frasco de bocalarga, fornecido pelo laboratório. Evitar a contaminação com urina. Após coleta envia-lo o quanto antes ao laboratório;


Secreções
Coletas realizadas pela manhã, pacientes deve ir ao laboratório sem ter urinado e sem tomado banho matinal.
Abstinência sexual de pelo menos 48 horas
Não fazer uso de cremes e/ou pomadas.


Psa
Para realizar a dosagem, o cliente precisa atender às seguintes condições:
não ter ejaculado nas últimas 48 horas;
não ter feito exercício em bicicleta (ergométrica ou não) nos últimos dois dias;
não ter andado de motocicleta nos últimos dois dias;
não ter praticado equitação nos últimos dois dias;
não ter usado supositório nos últimos três dias;
não ter recebido sondagem uretral ou feito exame de toque retal nos últimos três dias;
não ter feito cistoscopia nos últimos cinco dias;
não ter realizado ultra-sonografia transretal nos últimos sete dias;
não ter feito colonoscopia ou retossigmoidoscopia nos últimos 15 dias;
não ter realizado estudo urodinâmico nos últimos 21 dias;
não ter feito biópsia de próstata nos últimos 30 dias.

Obs.: no caso de homens que tenham feito prostatectomia total (retirada total da próstata), o preparo não é necessário.

Para segurança do paciente, apenas o próprio ou um portador com o comprovante original poderá retirar os resultados na unidade do Laboratório Flor na qual o exame foi realizado. Na falta do comprovante original, o portador tem que levar a identidade.

Entre em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) – telefone (47) 3346-9514– para obter mais informações sobre outras maneiras de receber seus laudos: fax ou internet (no site do Laboratório Flor).